sexta-feira, 27 de março de 2009

inCANTVS ao vivo na Margem Sul


Este é o cartaz do espectáculo que vamos fazer no Alto do Moinho, perto de Corroios, na próxima sexta-feira, dia 3 de Abril, às 21h30. Desta vez serão duas vozes, duas guitarras, flauta transversal e saxofone. Apareçam lá!


quarta-feira, 4 de março de 2009

Mikio Naruse na Cinemateca II

Ukigumo (1955)


Continua este mês de Março o Ciclo dedicado a Mikio Naruse, na Cinemateca.
Os filmes são os seguintes (as sinopses são as enviadas pelas RP da Cinemateca):

OTOME-GOKORO SANNIN KYOUDAI
Três Irmãs de Coração Puro
de Mikio Naruse
com Chikako Hosokawa, Masako Tsutsumi, Ryuko Umezono
Japão, 1935 - 74 min / legendado em inglês
Palavra a Mikio Naruse: “Este foi o meu primeiro filme sonoro. O engenheiro de som, Koiichi Sugi, e eu reunimo-nos para estudar a forma de dar realismo ao filme. Apesar de não serem muito inovadoras, usei algumas técnicas novas que nunca tinha utilizado, como por exemplo a voz off.”
Seg. [02] 22:00 e Seg. [09] 19:30

OKAASAN
A Mãe
de Mikio Naruse
com Kinuyo Tanaka, Massao Mishima, Kyoko Kagawa
Japão, 1952 - 100 min / legendado em inglês
Um dos filmes mais famosos e conhecidos no Ocidente de Mikio Naruse. O mesmo olhar pessimista sobre uma vida onde os sonhos vão morrendo pouco a pouco até ficar apenas a rotina dos gestos e das situações. Uma das grandes interpretações de Kinuyo Tanaka.
Qui. [05] 19:00 e Ter. [10] 22:00

TSUMA YO BARA BARA NO YO NI
Que Sejas Como Uma Rosa, Oh, Minha Mulher

de Mikio Naruse
com Sachiko Chiba, Sadao Maruyama, Yuriko Hanabusa
Japão, 1935 - 75 min / legendado em inglês
Este filme de 1935 é aquele onde Naruse afirma definitivamente a sua narrativa. Como a generalidade da sua obra, trata-se de um melodrama em cores sombrias e percorrido pelo pessimismo. Um jovem procura, em vão, fazer o pai voltar para a mãe que abandonara.
Sex. [06] 19:30 e Qua. [18] 22:00

FUFU
Um Casal

de Mikio Naruse
com Ken Ushara, Yoko Sugi, Rentaro Mikuni
Japão, 1953 - 87 min / legendado em inglês
Um casal vive em casa dos pais dele. Quando o irmão mais novo anuncia o seu casamento percebem que terão que se mudar. Com a mudança os problemas económicos do casal agravam-se e ao mesmo tempo começam as supeitas e o ciúme.
Qui. [12] 22:00 e Seg. [30] 19:30

UKIGUMO
Nuvens Flutuantes

de Mikio Naruse
com Hideko Takamine, Masayudi Mori, Mariko Okada
Japão, 1955 - 120 min / legendado em francês
Um dos filmes mais conhecidos e mais sombrios de Naruse. Uma história no feminino, que se desenrola durante vários anos, com os encontros, desencontros e reencontros entre uma mulher e o seu amante, narrada ao mesmo tempo com sobriedade e grande intensidade. Um clássico do cinema japonês.
Ter. [17] 19:00Seg. [23] 19:30

GINZA GEISHO
Os Cosméticos de Ginza
de Mikio Naruse
com Kinuyo Tanaka, Ranko Hanai, Yuji Hori
Japão, 1951 - 87 min / legendado em inglês
Palavra a Mikio Naruse: “É um filme do estilo shitamachi que se passa em Ginza. A personagem principal da história é uma empregada de bar. No entanto, aqui não existem as típicas empregadas de mentalidade rudimentar. Em vez delas temos seres capazes de compaixão mútua que sabem diferenciar o bem do mal. Apesar do género de trabalho que fazem, levam uma vida normal. Quis contar uma história sobre estas mulheres sem cair no sentimentalismo. Foi minha intenção mostrar o lado positivo da natureza humana. Também quis mostrar como, na vida nocturna marginal e básica de Ginza, existem a solidão e a humanidade. O meu objectivo foi mostrar uma modesta existência marcada pelo pitoresco de Ginza”.
Ter. [24] 19:00 (2ª exibição em Abril)

INAZUMA
Relâmpago

de Mikio Naruse
com Hideko Takamine, Mitsuko Miura, Chieko Murata
Japão, 1952 - 87 min / legendado em inglês
Outro filme centrado sobre uma figura feminina. Kiyoko, 23 anos, cobradora de autocarro, interpretada por Hideo Takamine, vive no seio de uma família de inadaptados nos arredores de Tóquio. Quando Kyoko assume que quer algo mais da vida do que um casamento negociado pela família, os conflitos começam.
Sex. [27] 19:00 (2ª exibição em Abril)