terça-feira, 8 de julho de 2008

3 de Julho: Um dia feliz para o Cinema Mundial


Dia 3 de Julho de 2008 entrará para a galeria dos dias felizes na História do Cinema. O dia em que foram vistas pela primeira vez algumas das cenas perdidas há muitos anos (crê-se que foram encontradas todas) da obra-prima de Fritz Lang "Metropolis" (1927). Milhões de pessoas no mundo inteiro viram o filme, mas praticamente ninguém viu a obra original da forma como ela foi feita por Lang. A montagem original feita pelo realizador alemão teria cerca de três horas e meia e a versão mais difundida (e aquela que mais gente viu) é a musicada por Giorgio Moroder em 1984 e que tem menos de hora e meia, o que são, portanto, cerca de duas horas de diferença.
A montagem original foi, ao que parece, descoberta numa cópia em 16 mm (o que é pena, mas é melhor do que nada) no arquivo da Cinemateca de Buenos Aires, na Argentina, e terá feito parte, até há pouco tempo, de uma colecção particular. Certo é que as imagens do lendário filme de Lang que quase ninguém viu estarão, mais ano menos ano, disponíves para o público que estiver interessado em vê-las... Certamente será um filme bastante diferente das (diversas) versões já existentes!
Para quem quiser, aqui estão três sítios onde podem ler mais, em inglês:
http://news.bbc.co.uk/1/hi/entertainment/7489278.stm
http://news.yahoo.com/s/ap/20080704/ap_on_re_la_am_ca/argentina_metropolis_footage
http://film.guardian.co.uk/news/story/0,,2288990,00.html
E, para quem percebe, um em alemão:
http://www.zeit.de/online/2008/27/metropolis-vorab

A notícia foi um tema bastante difundido na XXXVII Mostra internazionale del Cinema Libero IL CINEMA RITROVATO, em Bolonha, cuja responsabilidade é da Cineteca di Bologna (http://www.cinetecadibologna.it/en/ritrovato.htm)

Nenhum comentário: